Localizada em Torrinha e Santa Maria da Serra, no interior de São Paulo, a Destilaria Três Barras é uma empresa familiar que está há mais de 60 anos no mercado, produzindo e comercializando óleos essenciais. Através de um sistema de gestão de negócios desenvolvido com seriedade, comprometimento e sustentabilidade, a empresa foi consolidada com grande credibilidade no mercado mundial.
Se destacando no cenário internacional como a maior exportadora do óleo essencial de Eucalyptus Citriodora desde 1963, hoje fornece seu produto para mais de 20 países, distribuídos pelos continentes americano, europeu, asiático e Oceania.
Fuad Samir Cury, diretor comercial na Destilaria Três Barras, lembra que em meados de 1998 a empresa passou a comercializar novas espécies de eucaliptos, o glóbulos e a staigeriana, além de outros óleos essenciais, como a citronela, o capim-limão, vetiver, patchouly.
Visando ampliar o índice de satisfação dos seus clientes, em julho de 2005 a Três Barras tornou-se a primeira e única empresa do seu segmento no Brasil e no mundo a conquistar a certificação de seu sistema de gestão da qualidade para produção e comercialização de óleos essenciais.
“Diante desse cenário, abrimos um novo segmento de atuação: aromatizantes de ambientes, produtos de limpeza, amaciante de roupas e desinfetante hortifrutícola, criando uma nova empresa, a Aroma Óleos Essenciais Ltda. Assim, disponibilizamos nossos produtos para supermercados e petshops de todo o Brasil“, relata o diretor da empresa.
Ao longo de todos esses anos dedicando-se ao ramo de óleos essenciais, a Três Barras sempre se preocupou em desenvolver e aperfeiçoar seus produtos para ser reconhecida como uma empresa preferida em qualidade, promovendo a melhoria contínua em todos os aspectos do seu negócio.
A produtividade média nacional de eucalipto para óleos essenciais é de cerca de 0,9%, ou seja, são necessários 1.100 kg de folha para produzir 1kg de óleo. No caso da Destilaria Três Barras, o Eucalyptus Citriodora é utilizado como um todo na produção multiuso, isto é, folhas, lenha para energia e carvão e madeira para tratamento e pecuária.
“Após vários anos em baixa, devido principalmente às crises financeiras no Estados Unidos, Europa e depois no Brasil, atualmente vislumbramos ver uma melhora no mercado consumidor, também atrelada a otimização no cenário econômico mundial e brasileiro. Entretanto, como todo produto natural, o mercado é muito instável, apresentando curvas muito acentuadas com relação a produção, consumo e preço“, avalia.
A Destilaria Três Barras, ao longo dos anos, tem realizado várias pesquisas com melhoramento genético para conseguir árvores com maior produção e com qualidade de óleo superior à média do mercado. “Trabalhamos com seriedade para ter um dos melhores e mais consagrados óleos de Eucalyptus Citriodora do Brasil“, diz Fuad Samir.
Quanto ao manejo, o diretor da empresa explica que é silvopastoril, integrando a prática florestal com a pecuária. “O resultado, além de lucratividade com as duas atividades, é que zeramos a emissão de carbono da pecuária. Nosso grande diferencial é que trabalhamos amparados no tripé da sustentabilidade. Ou seja, nossa empresa é ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável“, afirma.
*Essa é uma matéria de capa da revista Campo & Negócios Floresta, edição de novembro/dezembro 2017.